Proposta de Atividade 7
10:49
Área: História
Ano: 4°Série
Enunciado: Imigração Japonesa
Objetivos:- Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.
Material: Papel cartonado, tesoura, lápis e borracha, livros e outras publicações sobre o Japão. Sugestões: Por Dentro do Japão: Cultura e Costumes, Ed. Japan Travel Bureau; Guia de Cultura Japonesa, Ed. JBC, Japão: Guia Visual, Publifolha, A Descoberta do Japão, Ed. Estampa revistas Made in Japan e Nipponica.
Proposta:
A atividade será feita em três aulas.
Primeiro momento:
Para verificar o que a turma já sabe sobre o assunto, monte uma roda de conversa a respeito da cultura japonesa. Pergunte quais são as influências mais marcantes dos imigrantes que vieram ao Brasil. Depois, combine com o grupo uma pesquisa nas publicações sobre o Japão informe que isso vai servir para vocês montarem um jogo de perguntas e respostas. Direcione a pesquisa sugerindo algumas áreas: por exemplo, costumes, arte, lazer, tecnologia, história, esportes, variedades e curiosidades. Distribua os livros e peça às crianças que pesquisem em outras fontes em casa.
Segundo momento:
Peça aos alunos para pesquisar exemplos de jogos do tipo pergunta e resposta em lojas de brinquedos, brinquedotecas e sites de fabricantes. Traga também exemplos para a classe e circule o material pesquisado pelos alunos, explicando como funcionam esses jogos.
De acordo com a pesquisa, delimite categorias sobre a cultura japonesa você pode usar as mesmas categorias em que sugeriu que os alunos fizessem a pesquisa. Entregue cada uma delas a um grupo da classe. Os alunos deverão confeccionar as cartas em material cartonado, colocando o texto em uma das faces, com a resposta de ponta-cabeça abaixo da pergunta. É possível criar desafios de múltipla escolha.
Terceiro momento:
Embaralhe todas as cartas prontas, divida novamente a turma em grupos e combinem como será o sistema de pontuação as perguntas de resposta aberta podem valer mais, por exemplo. Alternadamente, cada equipe fará perguntas às demais. Aproveite para contar curiosidades sobre as respostas dadas.
Ano: 4°Série
Enunciado: Imigração Japonesa
Objetivos:- Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.
Material: Papel cartonado, tesoura, lápis e borracha, livros e outras publicações sobre o Japão. Sugestões: Por Dentro do Japão: Cultura e Costumes, Ed. Japan Travel Bureau; Guia de Cultura Japonesa, Ed. JBC, Japão: Guia Visual, Publifolha, A Descoberta do Japão, Ed. Estampa revistas Made in Japan e Nipponica.
Proposta:
A atividade será feita em três aulas.
Primeiro momento:
Para verificar o que a turma já sabe sobre o assunto, monte uma roda de conversa a respeito da cultura japonesa. Pergunte quais são as influências mais marcantes dos imigrantes que vieram ao Brasil. Depois, combine com o grupo uma pesquisa nas publicações sobre o Japão informe que isso vai servir para vocês montarem um jogo de perguntas e respostas. Direcione a pesquisa sugerindo algumas áreas: por exemplo, costumes, arte, lazer, tecnologia, história, esportes, variedades e curiosidades. Distribua os livros e peça às crianças que pesquisem em outras fontes em casa.
Segundo momento:
Peça aos alunos para pesquisar exemplos de jogos do tipo pergunta e resposta em lojas de brinquedos, brinquedotecas e sites de fabricantes. Traga também exemplos para a classe e circule o material pesquisado pelos alunos, explicando como funcionam esses jogos.
De acordo com a pesquisa, delimite categorias sobre a cultura japonesa você pode usar as mesmas categorias em que sugeriu que os alunos fizessem a pesquisa. Entregue cada uma delas a um grupo da classe. Os alunos deverão confeccionar as cartas em material cartonado, colocando o texto em uma das faces, com a resposta de ponta-cabeça abaixo da pergunta. É possível criar desafios de múltipla escolha.
Terceiro momento:
Embaralhe todas as cartas prontas, divida novamente a turma em grupos e combinem como será o sistema de pontuação as perguntas de resposta aberta podem valer mais, por exemplo. Alternadamente, cada equipe fará perguntas às demais. Aproveite para contar curiosidades sobre as respostas dadas.
0 comentários:
Postar um comentário