terça-feira, 24 de novembro de 2009

Proposta de Atividade 2

10:29


Área: Ciências Naturais, Língua Portuguesa
Ano: 2°Série
Enunciado: Os segredos do pão

Objetivos: - Vivenciar experimentos científicos. - Entrar em contato com procedimentos de pesquisa. - Entender como age o fermento para fazer crescer o pão.

Material: Fermentos (biológico e químico), açúcar, dois pires, colher, três vidros de boca larga e um cartaz.

Proposta:

Inicie perguntando aos alunos: como cresce o pão? Se alguém apontar que o fermento é o responsável pelo crescimento, lance outra dúvida: como ele faz o pão crescer? Para continuar, peça que cada estudante leve para a sala diferentes receitas de pão. Monte num cartaz uma tabela classificatória dos tipos de receita que as crianças pesquisaram, pedindo que elas indiquem a função de cada ingrediente - você pode isolar os usados na massa (farinha, ovo, leite etc.) e pedir que se concentrem nos demais. Guarde esse quadro, pois ele será completado com as funções reais no fim. Teste a hipótese de que o fermento faz a massa crescer. Faça um pão adicionando fermento apenas à metade da massa. Peça que observem e anotem o que aconteceu. Chame a atenção para o procedimento de preparo, que diz "misture o fermento ao açúcar e à água morna". Por que isso é necessário? Qual a importância desses dois ingredientes em relação ao fermento? Para investigar o papel da água morna e do açúcar, divida a classe em dois grupos. Cada um deles deve preparar um dos experimentos descritos abaixo. Antes, oriente-os a observar e registrar como é a aparência dos ingredientes antes do experimento (estado inicial) - e depois (estado final). O relato deve mencionar o que ocorre em relação a cor, textura, consistência e cheiro. Provavelmente, a turma deve concluir que, no primeiro experimento, o fermento se torna líquido e, no segundo, há mudanças no cheiro (explique que é um gás liberado na reação) e na textura da mistura (que fica mais espessa).
Experimento 1 Ingredientes: fermento e açúcar. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em dois recipientes. Num deles, acrescente uma pequena colher de açúcar. Aguarde cerca de três minutos, observando possíveis alterações. Após esse período, misture com uma colher o fermento no açúcar. Observe.
Experimento 2 Ingredientes: fermento, água fria, água morna, água bem quente. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em três copos diferentes e enumere-os. No copo 1, coloque 50 ml de água fria. Observe e anote o resultado. Repita a operação nos outros copos, com temperaturas da água diferentes. Converse com a turma sobre as transformações observadas. Não só a mudança de estado - sólido para líquido - como também a formação de espuma e liberação de gás indicam que houve transformação ou reação química. Faça uma nova mistura adicionando os três ingredientes investigados (fermento, água morna e açúcar). O que acontece? Leve-os a perceber que a quantidade de espuma e gás é maior do que nos experimentos em que água e açúcar estavam separados. Lance um novo problema: de onde vem o gás liberado? Informe que é preciso consultar o rótulo do fermento. Chame a atenção para a expressão "fermento biológico", mostrando que a palavra "biológico" indica a presença de seres vivos (nesse caso, microorganismos).Proponha uma pesquisa sobre o tema em livros, enciclopédias, revistas e sites. Sugira perguntas para orientar o trabalho: o que são microorganismos? De que eles precisam para viver? Como se reproduzem? Como podemos afirmar que algo está vivo? Você pode optar por fazer um registro coletivo ou indicar que todos escrevam no caderno. Sistematize o conhecimento com uma explicação sobre leveduras, o tipo de microorganismo que faz a massa crescer. Informe que a levedura, em contato com o açúcar, começa a se reproduzir, e que a água morna cria as condições ideais para isso. Conte ainda que, para a reprodução ocorrer, os microorganismos liberam dióxido de carbono, o gás que cria bolhas na massa e a faz inchar. Retome a tabela construída na 2ª etapa e, com a ajuda dos alunos, complete-a com as funções de cada ingrediente.

0 comentários:

Postar um comentário