terça-feira, 24 de novembro de 2009

Proposta de Atividade 3

10:33


Área: Língua Portuguesa, Geografia
Ano: 2°Série
Enunciado: O modo de vida na minha cidade

Objetivos - Contribuir para a construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local. - que notem na paisagem local as marcas do modo de vida, mas também percebam que vários dos elementos estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem para além dos bairros, das cidades, para além da escala local.

Material: Atlas Geográfico, fotografias da paisagem de outras cidades do Brasil, de outros bairros, que mostrem a diferença do urbano e o rural.

Proposta: Inicialmente ofereça aos alunos um mapa do Brasil, ou algum regional. Em seguida, apresente aos alunos diversas fotografias de paisagens (urbana ou rural) de outras cidades, O importante é que os alunos notem que modos de vida diversos implicam em paisagens diferentes: cada modo de vida → paisagem própria. Selecione algumas fotos de lugares diferentes do mundo. Divida a sala em grupos e peça para que eles comparem uma foto do seu bairro ou de sua cidade com a de outra cidade. Peça que eles redijam um texto com os seguintes aspectos: a) na concentração das casas; b) nas ruas, avenidas; c) no comércio, fábricas, escritórios; d) nos hospitais, escolas etc.. O efeito que se espera é que os alunos terminem percebendo que as paisagens das diferentes cidades têm todas as marcas nas suas paisagens do mesmo modo de vida que o nosso. Que, de certo modo, em termos gerais, a nossa paisagem local se repete em várias cidades do Brasil e também do mundo. O nosso modo de vida tem uma escala geográfica maior do que nossa realidade local. É sempre importante dar acesso ao mundo à criança no início de sua escolarização e indicar que certas coisas vão para além de seu espaço.

0 comentários:

Postar um comentário