terça-feira, 24 de novembro de 2009

Proposta de Atividade 4

10:38


Área: Língua Portuguesa, História e Artes
Ano: 3°Série
Enunciado: Joan Miró

Objetivos: - Conhecer a história de Joan Miro;
- Desenvolver a observação e criatividade; - Explorar as possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra do artista;

Material: Reproduções de obras de Joan Miró, Cartolina, grafite, lápis de cor. giz de cera, canetas hidrográficas coloridas e cola.

Proposta:

A atividade será realizada em grupo. Em primeiro momento, em roda de conversa faça perguntas aos alunos se já ouviram falar do artista Joan Miró, quem ele era, oque ele fazia, onde viveu, em que lugar esta exposta as suas obras.
Em seguida, mostre reproduções de obras de Joan Miró, motive-os a apreciar as imagens. Ao descrever o que vêem, eles tecem comentários sobre o que gostam ou não, o que sentem ao ver a obra de arte. Peça que a turma olhe a obra com atenção. Depois de elaborar uma lista com o que todos enxergaram, faça perguntas que estimulem a percepção, como os elementos formais, sua configuração espacial, os materiais utilizados, a textura e o suporte. Deixe que eles expressem suas interpretações e emoções. Se possível, exponha outras obras que tratem do mesmo tema para fazer comparações. A imagem escolhida deve ser fotocopiada em tamanho A4, em cores, e ser distribuída para cada grupo junto com uma cartolina. Cada grupo cola sua imagem no meio da cartolina. Agora cada grupo deve usar a criatividade e os recursos das técnicas escolhidas (lápis de cor, giz de cera, grafite) para que os desenhos coloridos de Miró se confundam e se misturem com os de seus alunos, modificando livremente os estilos e transformando a imagem em outro trabalho. Para finalizar, conversar com os alunos sobre os resultados plásticos dos trabalhos de cada grupo.
.

0 comentários:

Postar um comentário