terça-feira, 24 de novembro de 2009

Proposta de Atividade 1

10:23


Área: Ciências Naturais, Língua Portuguesa
Ano: 1°Série
Enunciado: Conhecendo os nossos sentidos

Objetivos: - Experimentar os diversos sentidos; - Ampliar a percepção de todo, fazendo os alunos perceberem que os sistemas estão interligados e são interdependentes; - Vivenciar como os sentidos nos mostram o mundo exterior.

Material: - Reportagens, livros e matérias com os sistemas do corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas coloridas, fita dupla-face, dez pedaços de tecido escuro para serem usados como venda para os olhos. - teste do paladar: alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete. Dê preferência para alimentos pastosos; teste do olfato: álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água; teste do tato: metal, madeira, gelo, plástico, vidro, recipiente com água quente; teste da visão: copos de vidro contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água mais suco de limão.

Proposta: Primeiro momento:

De início o professor deverá fazer algumas perguntas para os alunos como: para onde vai a comida depois que passa por nossa boca? Como conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo? Por que piscamos? É verdade que se tomarmos um remédio ruim de nariz tampado, não sentiremos o gosto? - O que é e o que causa o ronco? Pesquisar com os alunos em livros, revistas, ver fotos e imagens.
Com todo material disponível, selecione os melhores. Junte ao material separado por você. Leve os alunos ao pátio da escola ou algum lugar calmo onde possam se sentar no chão em roda e conte uma história que envolva os sistemas do corpo humano e utilize o material visual. Depois finalize falando dos sentidos e como eles nos ligam ao ambiente e levam informações para nossos sistemas.
Segundo momento:

Leve para sala de aula o kit paladar. Venda os olhos de alguns alunos voluntários e peça para que identifiquem qual é o alimento. Explore as quatro zonas de sensibilidade da língua. Questione como os alunos conseguiram perceber o sabor e quais sistemas foram usados nesta identificação. Os líquidos do kit olfato devem ser passados pelo nariz dos alunos mantendo uma pequena distância. Pergunte: Como você sabe que é o cheiro de álcool, por exemplo? Explore os conceitos de memória olfativa e sistema nervoso nesta atividade. Os copos com os líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado na mesa do professor, numerados de um a cinco.Coloque na lousa em ordem invertida as substâncias que estão presentes nos copos. Peça que no caderno os alunos coloquem na ordem certa utilizando apenas o sentido da visão como guia. Peça cinco voluntários e permita que cheguem perto. Eles devem tentar descobrir o que tem no seu copo apenas usando o olfato. Caso não consigam peça que provem o sabor, (exceto do álcool). Converse com a turma sobre a importância da relação que existe entre os sentidos e como um ajuda o outro a identificar o ambiente que vivemos. Vende os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas peça para que passem um objeto do kit tato no antebraço do amigo que está com os olhos vendados. A maioria não conseguirá acertar o que é. A última chance será com o objeto colocado nas mãos. O aluno deve descrever a experiência e dizer o porque com as mãos, sente maior facilidade de identificar os objetos. Aproveite este momento e reforce a idéia que cada sistema se especializou em realizar uma função, assim como cada órgão ou parte do corpo. Agora eles estão craques sobre o corpo humano e conhecem bem todos os sistemas. Solicite que realizem um depoimento sobre o que aprenderam. Cada aluno deve receber meia cartolina e escrever o que mais gostou e aprendeu sobre o tema. No final, cada um deve deixar uma pergunta intrigante para o leitor pensar e refletir. Deve assinar a autoria e pendurar seu depoimento em algum ponto da escola.

0 comentários:

Postar um comentário