Proposta de Atividade 6
10:44
Área: Geografia
Ano: 4°Série
Enunciado: O clima e a vegetação do Brasil
Objetivos:- Contribuir para a construção da percepção do lugar (via paisagem local) que expressa elementos fortemente vinculados com os fenômenos climáticos;
- Notar na paisagem local as marcas produzidas pelas características climáticas que percorrem o lugar, assim como produto de manifestações pontuais do tempo meteorológico.
Material: Mapas político, de clima e vegetação do Brasil;
Imagens dos tipos de vegetação de cada região do Brasil;
Cola;
Tesoura;
Papel sulfite;
Proposta:
As atividades serão realizadas em grupos; após conversar sobre o tema acima com os alunos, desenvolver as seguintes atividades com eles:
Atividade 1
1)Observando o mapa político do Brasil, localize em qual estado a sua escola se situa.
2)Observe os mapas de clima e vegetação do Brasil. De acordo com os mapas, qual o clima e a vegetação predominante na região onde a sua escola está localizada. E quais são suas características?
3)Quais as características de clima e vegetação das outras regiões do país?
4)Baseando-se nas observações, elaborar em tópicos o que o grupo entendeu após a leitura de cada mapa.
Ano: 4°Série
Enunciado: O clima e a vegetação do Brasil
Objetivos:- Contribuir para a construção da percepção do lugar (via paisagem local) que expressa elementos fortemente vinculados com os fenômenos climáticos;
- Notar na paisagem local as marcas produzidas pelas características climáticas que percorrem o lugar, assim como produto de manifestações pontuais do tempo meteorológico.
Material: Mapas político, de clima e vegetação do Brasil;
Imagens dos tipos de vegetação de cada região do Brasil;
Cola;
Tesoura;
Papel sulfite;
Proposta:
As atividades serão realizadas em grupos; após conversar sobre o tema acima com os alunos, desenvolver as seguintes atividades com eles:
Atividade 1
1)Observando o mapa político do Brasil, localize em qual estado a sua escola se situa.
2)Observe os mapas de clima e vegetação do Brasil. De acordo com os mapas, qual o clima e a vegetação predominante na região onde a sua escola está localizada. E quais são suas características?
3)Quais as características de clima e vegetação das outras regiões do país?
4)Baseando-se nas observações, elaborar em tópicos o que o grupo entendeu após a leitura de cada mapa.
Atividade 2
Após o questionário respondido pelos alunos, eles deverão montar o mapa do Brasil com as imagens dos tipos de vegetação, utilizando as linguagens cartográficas(legendas, etc).
Após o questionário respondido pelos alunos, eles deverão montar o mapa do Brasil com as imagens dos tipos de vegetação, utilizando as linguagens cartográficas(legendas, etc).
0 comentários:
Postar um comentário