terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atuação do Pedagogo em museus

14:16



O pedagogo é um profissional capaz de atuar em diversos âmbitos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Para tanto, precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade.

Na educação formal, atua: - como docente, na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio para Cursos de Magistério, das redes pública e privada de ensino - como gestor do Trabalho Pedagógico, na Administração Escolar, na Coordenação Pedagógica, na Orientação Educacional, na Supervisão Escolar da Educação Básica Na educação não formal, atua: - na assessoria de recursos humanos, na orientação profissional, na comunicação com fins didáticos e paradidáticos, na orientação ao uso pedagógico das novas tecnologias de informação, na assessoria pedagógica em serviços de difusão cultural (museus e teatros) e de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, editoras, rádios, agências de publicidade), do Setor Privado - na coordenação de programas e projetos de natureza educativa, nas áreas da saúde, meio ambiente, trânsito, promoção social, lazer e recreação, do Setor Público e Terceiro Setor (ONGs)


Proposta de Atividade 7

10:49


Área: História
Ano: 4°Série
Enunciado: Imigração Japonesa

Objetivos:- Conhecer as influências da vinda dos japoneses ao Brasil.

Material: Papel cartonado, tesoura, lápis e borracha, livros e outras publicações sobre o Japão. Sugestões: Por Dentro do Japão: Cultura e Costumes, Ed. Japan Travel Bureau; Guia de Cultura Japonesa, Ed. JBC, Japão: Guia Visual, Publifolha, A Descoberta do Japão, Ed. Estampa revistas Made in Japan e Nipponica.

Proposta:
A atividade será feita em três aulas.

Primeiro momento:

Para verificar o que a turma já sabe sobre o assunto, monte uma roda de conversa a respeito da cultura japonesa. Pergunte quais são as influências mais marcantes dos imigrantes que vieram ao Brasil. Depois, combine com o grupo uma pesquisa nas publicações sobre o Japão informe que isso vai servir para vocês montarem um jogo de perguntas e respostas. Direcione a pesquisa sugerindo algumas áreas: por exemplo, costumes, arte, lazer, tecnologia, história, esportes, variedades e curiosidades. Distribua os livros e peça às crianças que pesquisem em outras fontes em casa.

Segundo momento:

Peça aos alunos para pesquisar exemplos de jogos do tipo pergunta e resposta em lojas de brinquedos, brinquedotecas e sites de fabricantes. Traga também exemplos para a classe e circule o material pesquisado pelos alunos, explicando como funcionam esses jogos.
De acordo com a pesquisa, delimite categorias sobre a cultura japonesa você pode usar as mesmas categorias em que sugeriu que os alunos fizessem a pesquisa. Entregue cada uma delas a um grupo da classe. Os alunos deverão confeccionar as cartas em material cartonado, colocando o texto em uma das faces, com a resposta de ponta-cabeça abaixo da pergunta. É possível criar desafios de múltipla escolha.

Terceiro momento:

Embaralhe todas as cartas prontas, divida novamente a turma em grupos e combinem como será o sistema de pontuação as perguntas de resposta aberta podem valer mais, por exemplo. Alternadamente, cada equipe fará perguntas às demais. Aproveite para contar curiosidades sobre as respostas dadas.

Proposta de Atividade 6

10:44


Área: Geografia
Ano: 4°Série
Enunciado: O clima e a vegetação do Brasil

Objetivos:- Contribuir para a construção da percepção do lugar (via paisagem local) que expressa elementos fortemente vinculados com os fenômenos climáticos;
- Notar na paisagem local as marcas produzidas pelas características climáticas que percorrem o lugar, assim como produto de manifestações pontuais do tempo meteorológico.

Material: Mapas político, de clima e vegetação do Brasil;
Imagens dos tipos de vegetação de cada região do Brasil;
Cola;
Tesoura;
Papel sulfite;

Proposta:
As atividades serão realizadas em grupos; após conversar sobre o tema acima com os alunos, desenvolver as seguintes atividades com eles:


Atividade 1

1)Observando o mapa político do Brasil, localize em qual estado a sua escola se situa.
2)Observe os mapas de clima e vegetação do Brasil. De acordo com os mapas, qual o clima e a vegetação predominante na região onde a sua escola está localizada. E quais são suas características?
3)Quais as características de clima e vegetação das outras regiões do país?
4)Baseando-se nas observações, elaborar em tópicos o que o grupo entendeu após a leitura de cada mapa.

Atividade 2


Após o questionário respondido pelos alunos, eles deverão montar o mapa do Brasil com as imagens dos tipos de vegetação, utilizando as linguagens cartográficas(legendas, etc).

Proposta de Atividade 5

10:41


Área: Língua Portuguesa
Ano: 3°Série
Enunciado: Reescrevendo Contos

Objetivos:- demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas; -produzir e revisar textos;
-comunicar-se e expressar-se através de situações de inter-relações, elaborando e respondendo perguntas.

Material: Giz, lousa, papel sulfite, canetas coloridas, lápis de cor, livros de contos-de-fadas.

Proposta:

A atividade será realizada em entre três e quatro aulas.

Primeiro momento:

Faça no quadro-negro, uma lista dos contos tradicionais mais conhecidos pelos alunos.
Escolha com o grupo uma das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças, destacando semelhanças e diferenças com relação a: tipo de texto, organização do texto, personagens que compõem a história, seqüência em que se desenrola a trama, tempo em que as histórias se desenvolvem e cenários. Discuta com o grupo algumas características e formas de organização dos contos.
Segundo momento:
Proponha então a produção coletiva e individual de novas versões para um conto. Por exemplo: "Agora, que vocês já ouviram diversas versões sobre a história 'Os Três Porquinhos', crie a sua, mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa etc." Terceiro momento:

Para finalizar a atividade, os alunos deverão produzir ilustrações para a nova versão do conto e a criação de um livrinho.

Proposta de Atividade 4

10:38


Área: Língua Portuguesa, História e Artes
Ano: 3°Série
Enunciado: Joan Miró

Objetivos: - Conhecer a história de Joan Miro;
- Desenvolver a observação e criatividade; - Explorar as possibilidades e conteúdos sugeridos pela obra do artista;

Material: Reproduções de obras de Joan Miró, Cartolina, grafite, lápis de cor. giz de cera, canetas hidrográficas coloridas e cola.

Proposta:

A atividade será realizada em grupo. Em primeiro momento, em roda de conversa faça perguntas aos alunos se já ouviram falar do artista Joan Miró, quem ele era, oque ele fazia, onde viveu, em que lugar esta exposta as suas obras.
Em seguida, mostre reproduções de obras de Joan Miró, motive-os a apreciar as imagens. Ao descrever o que vêem, eles tecem comentários sobre o que gostam ou não, o que sentem ao ver a obra de arte. Peça que a turma olhe a obra com atenção. Depois de elaborar uma lista com o que todos enxergaram, faça perguntas que estimulem a percepção, como os elementos formais, sua configuração espacial, os materiais utilizados, a textura e o suporte. Deixe que eles expressem suas interpretações e emoções. Se possível, exponha outras obras que tratem do mesmo tema para fazer comparações. A imagem escolhida deve ser fotocopiada em tamanho A4, em cores, e ser distribuída para cada grupo junto com uma cartolina. Cada grupo cola sua imagem no meio da cartolina. Agora cada grupo deve usar a criatividade e os recursos das técnicas escolhidas (lápis de cor, giz de cera, grafite) para que os desenhos coloridos de Miró se confundam e se misturem com os de seus alunos, modificando livremente os estilos e transformando a imagem em outro trabalho. Para finalizar, conversar com os alunos sobre os resultados plásticos dos trabalhos de cada grupo.
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Proposta de Atividade 3

10:33


Área: Língua Portuguesa, Geografia
Ano: 2°Série
Enunciado: O modo de vida na minha cidade

Objetivos - Contribuir para a construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local. - que notem na paisagem local as marcas do modo de vida, mas também percebam que vários dos elementos estão presentes para além do seu lugar, o que indica que os modos de vida se estendem para além dos bairros, das cidades, para além da escala local.

Material: Atlas Geográfico, fotografias da paisagem de outras cidades do Brasil, de outros bairros, que mostrem a diferença do urbano e o rural.

Proposta: Inicialmente ofereça aos alunos um mapa do Brasil, ou algum regional. Em seguida, apresente aos alunos diversas fotografias de paisagens (urbana ou rural) de outras cidades, O importante é que os alunos notem que modos de vida diversos implicam em paisagens diferentes: cada modo de vida → paisagem própria. Selecione algumas fotos de lugares diferentes do mundo. Divida a sala em grupos e peça para que eles comparem uma foto do seu bairro ou de sua cidade com a de outra cidade. Peça que eles redijam um texto com os seguintes aspectos: a) na concentração das casas; b) nas ruas, avenidas; c) no comércio, fábricas, escritórios; d) nos hospitais, escolas etc.. O efeito que se espera é que os alunos terminem percebendo que as paisagens das diferentes cidades têm todas as marcas nas suas paisagens do mesmo modo de vida que o nosso. Que, de certo modo, em termos gerais, a nossa paisagem local se repete em várias cidades do Brasil e também do mundo. O nosso modo de vida tem uma escala geográfica maior do que nossa realidade local. É sempre importante dar acesso ao mundo à criança no início de sua escolarização e indicar que certas coisas vão para além de seu espaço.

Proposta de Atividade 2

10:29


Área: Ciências Naturais, Língua Portuguesa
Ano: 2°Série
Enunciado: Os segredos do pão

Objetivos: - Vivenciar experimentos científicos. - Entrar em contato com procedimentos de pesquisa. - Entender como age o fermento para fazer crescer o pão.

Material: Fermentos (biológico e químico), açúcar, dois pires, colher, três vidros de boca larga e um cartaz.

Proposta:

Inicie perguntando aos alunos: como cresce o pão? Se alguém apontar que o fermento é o responsável pelo crescimento, lance outra dúvida: como ele faz o pão crescer? Para continuar, peça que cada estudante leve para a sala diferentes receitas de pão. Monte num cartaz uma tabela classificatória dos tipos de receita que as crianças pesquisaram, pedindo que elas indiquem a função de cada ingrediente - você pode isolar os usados na massa (farinha, ovo, leite etc.) e pedir que se concentrem nos demais. Guarde esse quadro, pois ele será completado com as funções reais no fim. Teste a hipótese de que o fermento faz a massa crescer. Faça um pão adicionando fermento apenas à metade da massa. Peça que observem e anotem o que aconteceu. Chame a atenção para o procedimento de preparo, que diz "misture o fermento ao açúcar e à água morna". Por que isso é necessário? Qual a importância desses dois ingredientes em relação ao fermento? Para investigar o papel da água morna e do açúcar, divida a classe em dois grupos. Cada um deles deve preparar um dos experimentos descritos abaixo. Antes, oriente-os a observar e registrar como é a aparência dos ingredientes antes do experimento (estado inicial) - e depois (estado final). O relato deve mencionar o que ocorre em relação a cor, textura, consistência e cheiro. Provavelmente, a turma deve concluir que, no primeiro experimento, o fermento se torna líquido e, no segundo, há mudanças no cheiro (explique que é um gás liberado na reação) e na textura da mistura (que fica mais espessa).
Experimento 1 Ingredientes: fermento e açúcar. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em dois recipientes. Num deles, acrescente uma pequena colher de açúcar. Aguarde cerca de três minutos, observando possíveis alterações. Após esse período, misture com uma colher o fermento no açúcar. Observe.
Experimento 2 Ingredientes: fermento, água fria, água morna, água bem quente. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em três copos diferentes e enumere-os. No copo 1, coloque 50 ml de água fria. Observe e anote o resultado. Repita a operação nos outros copos, com temperaturas da água diferentes. Converse com a turma sobre as transformações observadas. Não só a mudança de estado - sólido para líquido - como também a formação de espuma e liberação de gás indicam que houve transformação ou reação química. Faça uma nova mistura adicionando os três ingredientes investigados (fermento, água morna e açúcar). O que acontece? Leve-os a perceber que a quantidade de espuma e gás é maior do que nos experimentos em que água e açúcar estavam separados. Lance um novo problema: de onde vem o gás liberado? Informe que é preciso consultar o rótulo do fermento. Chame a atenção para a expressão "fermento biológico", mostrando que a palavra "biológico" indica a presença de seres vivos (nesse caso, microorganismos).Proponha uma pesquisa sobre o tema em livros, enciclopédias, revistas e sites. Sugira perguntas para orientar o trabalho: o que são microorganismos? De que eles precisam para viver? Como se reproduzem? Como podemos afirmar que algo está vivo? Você pode optar por fazer um registro coletivo ou indicar que todos escrevam no caderno. Sistematize o conhecimento com uma explicação sobre leveduras, o tipo de microorganismo que faz a massa crescer. Informe que a levedura, em contato com o açúcar, começa a se reproduzir, e que a água morna cria as condições ideais para isso. Conte ainda que, para a reprodução ocorrer, os microorganismos liberam dióxido de carbono, o gás que cria bolhas na massa e a faz inchar. Retome a tabela construída na 2ª etapa e, com a ajuda dos alunos, complete-a com as funções de cada ingrediente.